Cardiologia Veterinária

Os animais de estimação também estão propensos a sofrer males do coração. E, quando o problema é no coração, o diagnóstico e tratamento precoces podem fazer diferença na saúde e qualidade de vida do seu pet. Por isso é importante ficar atento a sinais simples, para que você possa levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.

Alguns sintomas que podem indicar problemas no coração:

– Cansaço fácil

– Tosse seca (como se estivesse engasgado)

– Perda de peso

– Congestão hepática

– Casos de pressão alta

– Desmaios

– Arritmias

– Acumulo de líquido no abdome

– Hipertensão pulmonar

O exame que identifica algum problema cardiológico no seu pet, é o eletrocardiograma, conhecido também pela sigla ECG. Esse exame fornece informações de extrema relevância ao médico veterinário, permitindo, muitas vezes, chegar a um diagnóstico preciso de cardiopatia, ou mostrar sinais de que algo não está funcionando normalmente com o coração do seu pet. Não é um exame invasivo para os animais, o procedimento é indolor, e realizado de forma rápida e eficaz.

Atualmente, a maioria dos hospitais, clínicas e centros de diagnóstico veterinários já possuem a ferramenta do eletrocardiograma.

O ideal é que cães de porte pequeno, façam uma consulta ao cardiologista a partir de 7 anos e cães de médio e grande porte, a partir dos 5 anos.

Raças caninas pequenas como Poodle, Dachshund, Shi-tzu, Pinscher, Spitz Alemão possuem uma predisposição genética para desenvolver alguma doença do coração. As raças maiores, como Boxer, Bulldog, Dobermann, Cocker, Labrador e Rottweiler são exemplos de tipos de cães que podem ter uma cardiomiopatia dilatada com mais facilidade do que os demais.

Eos felinos?

Os gatos também devem passar por exames periódicos para identificar possíveis doenças cardíacas. A doença mais comum entre os gatinhos, é a cardiomiopatia hipertrófica, caracterizada por um espessamento anormal das paredes do coração. Geralmente, atinge gatos de meia idade.

Caso seu pet seja diagnosticado, ele irá precisar de muita atenção durante o tratamento.

O veterinário cardiologista provavelmente irá prescrever medicações e pedirá acompanhamento da rotina, para supervisionar. Infelizmente, problemas cardíacos não possuem cura, por isso, o cuidado é essencial para prolongar a vida do seu melhor amigo!

Vale lembrar que, qualquer dúvida que tenha sobre o assunto, ou se está percebendo alguns dos sintomas e comportamentos anormais no seu pet, não deixe de consultar um profissional da área. Prevenção sempre é o melhor caminho!

Seu pet merece toda sua dedicação!