Benefícios da castração

Muitas dúvidas e mitos surgem quando o assunto é a castração dos pets. Uma das convicções mais comuns é que os machos não podem ser castrados, pois ficariam tristes e frustrados por não conseguir mais cruzar, e as fêmeas, crê-se que devem ter ao menos uma ninhada antes de serem castradas, para que se sintam felizes e sejam saudáveis.

E aqui vai as primeiras desmitificações: Todas as afirmações acima são falsas, tanto para cães quanto para os felinos.

A saúde física e mental dos animais não depende do contato sexual ou se tiverem filhotes. Esses são valores humanos! A realidade é bem a oposta: os cães estão mais sujeitos à frustração se NÃO forem castrados. Quando as fêmeas estão no período do cio, os machos conseguem perceber à uma longa distância, coisa que não é possível para humanos. E, isso significa que o seu cachorro, por instinto, vai querer cruzar, porém, nunca vai conseguir, e é aí que gera a frustração e pode até representar um estresse constante na vida do seu animalzinho.

No caso das fêmeas, a castração diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo fazer o procedimento, melhor, pois 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já no caso das gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%. O procedimento também faz as fêmeas não ficarem mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, visto que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento, e, claro, não entram mais no cio, o que poupa os tutores de ter que lidar com sangramentos pela casa.

A castração em machos é de extrema importância pois além de evitar a frustração sexual e a necessidade de buscar “parceiras”, diminui também o risco de fugas atropelamentos e brigas com outros machos. Tanto gatos quanto cães sentem necessidade de marcar o território com a urina, a castração faz esse instinto territorialista diminua bastante. Além disso tudo, o maior problema que a castração evita em machos é o câncer de próstata, que na maioria das vezes é fatal.

E agora, um dos maiores mitos sobre o assunto é: o animal engorda!

Sim, é mito! Os benefícios da castração fazem com que o animal fique mais calmo, mais dócil, e também facilitar a interação com outros cachorros, especialmente aqueles que tinham comportamento agressivo antes da cirurgia. E por entrar em um ritmo muito mais calmo, em alguns casos, é a redução de atividade física, o que o leva a ganhar mais peso. Basta não deixar de sair para passear e sempre consultar o veterinário responsável sobre a quantidade de comida que você deve oferecer ao seu pet.

Qualquer dúvida que tiver sobre o procedimento, consulte um profissional, pois cada bichinho tem sua particularidade.

Resumidamente, castrar é um ato de amor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma consulta

Agende online uma consulta para o seu pet: rapidez e praticidade no agendamento para que a consulta seja tranquila e calma.

AGENDAR