Higiene nos Cachorros: Qual a Importância?

hospital veterinario levet - higiene

Nesse artigo vamos te contar qual é a importância da higienização de seu bichinho de estimação.

Cada cão tem suas próprias características e necessidades, e devemos analisar isso de forma isolada na hora de decidir quantas vezes por mês devemos banhar nossos bichinhos. Mas para facilitar sua vida, vamos te dar algumas dicas que podem ser úteis no dia a dia com seu bichinho!

Escovação

Escovar regularmente seu bichinho remove a sujeira, caspa e pelos mortos, em gatos também pode reduzir o número de bolas de pelos que eles ingerem. Também evita emaranhados e esteiras que podem levar a dores e infecções.
Ao escovar seu animal de estimação, você poderá fazer um exame completo de sua pele, identificando problemas como carrapatos, pulgas, manchas calvas e secas. Qualquer inchaço ou outra anormalidade também será mais fácil de sentir.

Escovas para cachorros: Pelagem sempre desembaraçada | Petz

Orelhas

As orelhas podem ser uma preocupação para várias espécies diferentes que são mais suscetíveis a infecções e parasitas. Portanto, a qualquer indicio que a orelha do seu cachorro pareça inchada, vermelha ou com algum tipo de irritação, pode ser sinal de ácaros ou infestação de insetos, nesse caso um veterinário deve ser procurado o mais rápido possível.

Olhos

Os olhos também podem ser propensos à infecção, principalmente se os cabelos ao redor deles não forem mantidos aparados. Se os olhos de seu cachorro estão lacrimejantes ou qualquer coisa que pareça dolorida também devem ser verificados pelo seu veterinário.

Dentes

Escovar os dentes regularmente é a única maneira de ajudar a combater a doença periodontal, e se o seu animal tiver mau hálito, é um sinal claro de um problema dentário. Seu veterinário terá prazer em recomendar escovas de dentes e creme dental especializados para animais de estimação – basta perguntar!

Como escovar dente de cachorro: veja tudo sobre | DogHero

Tomando banho

Banhar o animal com muita frequência pode realmente ter um efeito prejudicial à saúde, pois retira todos os óleos naturais da pele, deixando-os com manchas secas e com coceira que, quando arranhadas, podem causar infecção. Dito isto, é necessária alguma lavagem para garantir que seu animal permaneça limpo e livre de germes. Pergunte ao seu veterinário que tipo de horário de banho eles recomendariam para sua raça de cachorro.

Aparar unhas

Normalmente unhas de bichinhos de estimação podem ficar bem afiadas, portanto, devemos nos preocupar em apara-las com frequência. Para animais de estimação mais velhos, também pode aliviar a artrite e outras dores nas articulações.