LEVET | Qual a Importância da Vermifugação

LEVET - Importância da vermifugação

Ela é indicada não somente quando o cão já está parasitado, mas também como uma medida de prevenção… Os animais são acometidos pelas verminoses desde filhotes, pois os vermes podem ser transmitidos pela mãe no momento do parto ou durante a amamentação.

A vermifugação dos animais de estimação é uma das tarefas mais complicadas de um tutor já que envolve o uso de medicamentos veterinários, facilmente rejeitados pelos pets. No entanto, a importância de vermifugar os pets está diretamente relacionada com a qualidade de vida deles. A seguir, saiba mais sobre a importância da vermifugação de cães e gatos e como ela pode ser feita.

Vermifugação – Cães | Arca Brasil

Como identificar os sintomas em cães e gatos

É comum que alguns donos não conseguem detectar a presença de vermes nos animaizinhos de imediato. Isso acontece porque a maioria dos sintomas de verme em gato ou um cachorro são confundidos com outras condições clínicas.

Para exemplificar ainda mais a importância do remédio de verme, veja abaixo quais são os principais indícios de um pet acometido por esses parasitas. Vale a pena notar que alguns sinais são iguais em ambos, enquanto outros são específicos.

Sintomas de cachorro com verme:

Apatia;

Pelos sem brilho;

Vômito;

Diarreia;

Irritação na pele do animal;

Barriga inchada;

Fraqueza;

Fezes com uma coloração e consistência fora do normal;

Tosse;

Perda de apetite e de peso;

Coceira no bumbum;

Dor abdominal;

Presença de vermes nas fezes;

Atraso no crescimento, sintoma que aparece apenas nos animais filhotes.

Sintomas do gato com verme

Presença de ovos do parasita na caixa de areia;

Mudanças no apetite;

Vômitos;

Fezes com coloração escura;

Diminuição do peso;

Abdômen inchado;

Gengivas esbranquiçadas;

Comportamento sonolento e sem energia;

Diarreia;

Pelagem seca e quebradiça.

Vermifugação de cães e gatos, como deve ser feita?

Como vermifugar cães e gatos?

Caso o medicamento seja em comprimido, é possível misturá-lo no alimento. No caso de ser um remédio de verme líquido, basta aplicar o remédio diretamente na garganta do bichinho.

Entender a importância de vermifugar cães e gatos é crucial para que ele tenha uma vida mais ativa, saudável e feliz. Por isso, quando receber o diagnóstico positivo do veterinário escolha o vermífugo que ofereça o maior espectro de proteção ao animal.