Obstrução Felina

Obstrução Felina - Hospital Veterinário LEVET

Nesse artigo vamos falar sobre obstrução felina, como ela é prejudicial a saúde do gato e quais são seus sintomas. Casos de obstrução urinária devem são tratados como URGÊNCIA MÉDICA, pois colocam em risco a vida do animal.

Causas obstrutivas de vias urinárias

Obstrução Urinária - LEVET

Cálculos ou pedras presentes em rins ou bexiga, uretra obstruída por inflamação, infecção, traumatismos e neoplasias são consideradas as principais causas obstrutivas de vias urinárias; sendo que, nos felinos, além dos motivos citados, também é notado com causador da complicação o estresse psicológico.

Portanto é importante ficar atento se o seu bichano apresentar algum desses indícios:

– Ir para a caixa de areia com muita frequência e urinar pouco ou nada;

– Miar ao tentar urinar;

– Urinar com sangue;

– O gato também pode lamber excessivamente os genitais quando não consegue urinar;

– Nos machos, pode ocorrer de a parte interna do pênis ficar visível.

São consideradas as principais causas de obstrução das vias urinárias:

– Infecções na uretra;

– Cristais/pedras nos rins ou bexiga;

– Estresse, é considerado um causador da complicação da obstrução, pois influencia na formação de cristais na urina.

– Castração precoce de gatos machos (geralmente antes dos seis meses de idade).

O tratamento requer cuidados intensivos de um veterinário antes e após o processo de desobstrução. Esse processo acontece por meio de sonda uretral ou procedimento cirúrgico para retirada dos cristais/pedras ou para desvio do canal urinário (em casos onde ocorre a necrose do pênis devido à falta de circulação sanguínea no local). Recomenda-se que o gato seja internado para recuperação adequada dos rins e acompanhamento do quadro urinário. Possivelmente, durante o tratamento o gato poderá necessitar de anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos.

Como prevenção, é necessário cuidar da dieta e controlar o volume de líquidos ingeridos pelo gato. Pois, assim como ocorre com os humanos, é necessário o consumo de uma quantidade adequada de água para que o sistema urinário do animal funcione corretamente.

Obstrução felina - LEVET

Os seguintes cuidados também são fundamentais:

– Estimule seu gato a beber água: Os gatos que são alimentados com rações secas têm uma menor ingestão de água, por isso produzem uma urina mais concentrada.Estimular estes gatos a beber água é uma medida de prevenção para controlar doenças urinárias. Atualmente, já existem dietas especialmente elaboradas para evitar a formação de cálculos urinários nos gatos, são recomendadas pelo veterinário, muitas vezes como parte integrante de um esquema terapêutico mais completo.

– Mantenha limpa a caixa de areia do seu gato: Os gatos são extremamente exigentes com a limpeza da sua caixa de areia. Uma areia suja pode dificultar a sua micção e gerar a retenção urinária, facilitando a formação de cristais/pedras urinários.